quarta-feira, 16 de março de 2011

Furoshikis

Outro dia eu tava procurando uns moldes de bolsas de tecido (que eu amooo) pra minha mãe fazer e eis que encontro os furoshikis! Furoshikis (leia-se furô-shikís) são quadrados de tecidos usados no Japão pra carregar um monte de coisas: travessas, garrafas, livros etc.

Segundo o site Nikkeypedia:
"O furoshiki é a arte tradicional de embrulho japonês, através da utilização de um tecido quadrado este possibilita embrulhar qualquer objeto. Surgiu durante o Período Edo quando os senhores feudais frequentavam os banhos públicos, cada um carregava seu vestuário embrulhado no furoshiki, por sua vez cada furoshiki era identificado com o brasão da família. Durante o Período Edo havia muitos incêndios com isto o furoshiki servia como uma mala de mudança, os objetos embrulhados eram carregados nas costas e cabeça. O tamanho do furoshiki, este simples tecido quadrado pode variar de acordo com o objeto a ser embrulhado, o tipo de tecido do furoshiki pode ser desde um algodão, tecido sintético, orgânico até um tecido mais delicado como a seda. Mas após a Segunda Guerra Mundial, o furoshiki começou a perder sua popularidade, por conta das sacolas plásticas, com isto no Japão a Ministra do Meio Ambiente Yuriko Koike lançou a campanha Mottainai Furoshiki onde engloba o conceito dos 3 R's: reutilizar, reduzir e reciclar, seu objetivo foi de resgatar e incentivar o uso do furoshiki como eco-bag, para substituir o uso de sacolas plásticas".

Vi um vídeo da Letícia Yabiku, pesquisadora de furoshiki, que ela ensina e dá dica de tecido. Vejam!



Como minha tia tava vindo do Japão, eu pedi furoshikis originais. Mas ela trouxe só tamanho pequeno... então meus furoshikis só servirão de bolsas fashions de mão!






Furoshiki aberto

Pra quem se empolgou, alguns passo-a-passo pra embrulhar livros, garrafas, caixas etc. 



O furoshiki pode ser usado até em embrulhos pra presentar alguém, além de criativo e ousado, é uma ótima opção ecológica: ao invés dos tradicionais papéis/sacos de presente que a maioria das pessoas rasgam e jogam fora (sem ao menos reciclar).


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário!