segunda-feira, 6 de junho de 2011

Sacolas de jornal

Eu me preocupo bastante com algumas questões relacionadas ao meio ambiente. Desde quando eu morava com a minha mãe separo materiais recicláveis. Quando estava prestes a me mudar, fiquei aflita pq eu não sabia se no condomínio tinha coleta seletiva ou não. Pode até parecer exagero, mas quem adota essa prática e tem consciência ecológica, dá um aperto no coração ver latinhas sendo jogadas no lixo orgânico por exemplo.Até aquele muntuê de papel que a gente costuma acumular... ou eu corto e faço "rascunhos" ou reciclo. Detalhe: pra reciclar, os papéis não podem ter grampos. Eu tiro um a um! No trabalho, uso copo de vidro ao invés dos descartáveis  (e todo dia levo pra casa pra lavar). Só com essa atitude deixo de usar cerca de 260 copinhos por ano!

Há uns anos adotei as ecobags para as compras no supermercado. Carrego três no carro: 2 grandes e 1 pra miudezas. Mas sempre tinhas umas sacolinhas de plástico "avulsas" em casa pra forrar as lixeiras dos banheiros. Agora, como vcs já devem saber, os supermercados terão que banir as sacolas de plásticos e passarão a oferecer aos clientes sacolas biodegradáveis pelo custo de R$ 0,19 cada (veja aqui).

Com o assunto em evidência, resolvi pesquisar formas alternativas pra substituir as sacolinhas de plástico para as lixeiras dos banheiros, e olha o que eu encontrei: "sacolas" feitas com jornal! É um origami (dobradura) de jornal.



Quando falei pro Rov que ia adotar essa prática em casa, ele fez alguns questionamentos em relação ao tempo de degradação das sacolas biodegradáveis e dos jornais. Eu tinha quase certeza que o jornal tinha o tempo de degração beeem menor que as sacolas bio, mas resolvi checar. Os jornais levam de 2 a 6 semanas pra se decompor, enquanto as sacolas bio levam 18 meses (fonte: Recicláveis).

Tempo de Decomposição de Alguns Materiais

Jornais - 2 a 6 semanas
Embalagens de Papel - 1 a 4 meses
Casca de Frutas - 3 meses
Guardanapos de papel - 3 meses
Pontas de cigarro - 2 anos
Fósforo - 2 anos
Chicletes - 5 anos
Nylon - 30 a 40 anos
Sacos e copos plásticos - 200 a 450 anos
Latas de alumínio - 100 a 500 anos
Tampas de garrafas - 100 a 500 anos
Pilhas - 100 a 500 anos
Garrafas e frascos de vidro ou plástico indeterminado


Pra quem se interessou e tb quer adotar essa ideia, aprenda a fazer as "sacolas" de jornal no Ecycle.

A NATUREZA AGRADECE!!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário!