sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Lixo nas praias

Gente o verão tá chegando e isso significa que logo mais as praias vão se entupir de gente e... DE LIXO!!!

As pessoas costumam ir em galera e fazem a famosa "farofa": um monte de latinhas de refrigerante e cerveja, salgadinhos, lanches, bolachas e por aí vai... só esquecem de levar um pequeno detalhe: a sacolinha que vai levar de volta todo o lixo!

Tem gente que é tão ignorante que pensa: "Existe gari pra quê?" Eu penso que a profissão do gari não é pra limpar a NOSSA sujeira, e sim pra pra varrer as ruas recolhendo folhagens, galhos e poeira e, retirar os lixos das lixeiras que estão devidamente ensacados.

Como existem muuuuuitas pessoas ignorantes, as praias se enchem de lixo todos os dias durante toda a temporada. Já repararam na quantidade de lixo numa praia à noite? É tanto lixo que os garis não dão conta. E, vcs já se perguntaram: "Pra onde vai o lixo que não é recolhido?" Respondo: "Pro mar!!!!"

"Uma vez no ambiente marinho, o lixo pode causar doenças e até a morte dos animais marinhos, bem como penetrar na cadeia alimentar, vindo a envenenar o próprio ser humano.
Segundo o Projeto Tamar-IBAMA, é comum a ocorrência de tartarugas mortas por asfixia ao ingerirem sacos plásticos, que são confundidos com itens de sua cadeia alimentar, como águas-vivas ou algas". Fonte: Ubatuba Praia Grande


Essa tá circulando no Facebook...


  
Fonte: SOS Rios do Brasil

Fonte: Projeto TAMAR

Fonte: Mercado Ético

Fonte: Mundo Bicho Grilo

Fonte: SOS Rios do Brasil
Não tem lixeiras suficientes nas praias? E daí? Pq não tem, vamos jogar na praia? Claro que não! Não CUSTA NADA levarmos uma sacolinha e recolher nosso próprio lixo! É só amarrar a sacola na cadeira e informar a galera que é pra depositar todo o lixo ali: latinhas, pacotes de salgadinhos e bolachas, papel, palito de sorvete, bituca de cigarro... tudo! Se não achar uma lixeira durante o caminho, joga em casa. É uma atitude tão simples, mas que tem um grande efeito. Pensem nisso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário!