quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Finanças em 2012!!!

Dezembro tá acabando e nessa época é muito comum fazer um balanço dos acontecimentos do ano, analisar o q foi e o q não foi bom, e fazer planos pra 2012. É tanta coisa pra pensar, avaliar, planejar... até agora, só fiz balanço das finanças do ano e fiquei tão feliz q resolvi fazer esse post, pra tentar ser um estímulo, um empurrãozinho inicial pra quem ainda não controla muito bem os gastos!


Desde q comecei a usar uma planilha pra anotar os gastos mensais, percebi q gastava demais com cosméticos (na verdade, não precisava da planilha pra saber disso, mas eu tava relutante), comprava uma coisinha aqui, outra ali... os produtos iam acumulando e no fim do mês, eu nem sabia qto tinha gasto. Com a planilha, toda vez q comprava e anotava, eu já via o total q tinha gasto até aquele dia, aí pensava: putz, nesse mês não dá + pra comprar perfumaria! E isso me ajudou muito a manter o foco no meu objetivo maior q é comprar a casa própria!

Claro q meus gastos com cosméticos, isoladamente, não fazem tanto estrago, mas eu senti um “efeito dominó”: passei a gastar menos nas outras coisas tb, como roupas e calçados, passeios, coisas pra casa... e o melhor de tudo: em maio, consegui abrir uma poupança e fazer depósitos todos os meses!

Poupança é o investimento mais conservador q existe, mas é tb o mais seguro e melhor pro meu caso! Como tô procurando a casa pra comprar, não sei qdo, exatamente, vou precisar do dinheiro, então a poupança é boa pq posso sacar a qualquer hora, sem pagar "multas" nem impostos.

Quem tem um planejamento a longo prazo, pode pensar em fundos de investimentos ou até ações, dependendo do risco q "quer" correr, pra conseguir juros maiores, mas pra leigos no assunto, melhor não arriscar! Dá pra começar a fazer um "pé de meia" com a poupança mesmo. Ela rende +ou- 0,5% ao mês, não é muito, no entanto, todo mês o rendimento tá lá, não importa se a Europa tá em crise, a poupança vai render!

Em tempos q os noticiários mostram q boa parte da população está endividada, guardar dinheiro é difícil, mas não é impossível, e a satisfação de chegar ao fim do ano e ver o qto conseguiu economizar, qto "ganhou" de juros (sem ter q fazer "nada"!), é muito compensadora!

Então, em 2012, vamos poupar!!! ;-)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário!