segunda-feira, 2 de abril de 2012

Poupar ou não poupar??? that's the question!

Começando um novo mês... hora boa pra pensar nas finanças pessoais =)

A edição do dia 09/03 do Globo Repórter foi sobre poupadores! Fiquei super interessada, mas tava com tanto sono q não vi até o fim. Ainda bem q a internet existe e é possível assistir a edição pelo G1!!! (se vc tbém quiser assistir, clique aqui).


Os exemplos mostrados são bem legais, servem como incentivo pra quem não consegue guardar dinheiro (ou pior, não conseguem sair das dívidas!!!). Tem dicas pra tomar cuidado com cartão de crédito e financiamentos e fala até do site criado por Fly (antigo coreógrafo da Xuxa) sobre problemas financeiros e investimentos.

No entanto, alguns dos casos apresentados continham exageros, na minha opinião (na da Palita tbém, ficamos conversando sobre o assunto, uns dias depois do programa). Não é todo mundo q tem uma super disciplina de anotar TUDO o q gasta, ou de guardar e ficar contente com cada moedinha q recebe de troco, ou "pior" ainda: ficar 6 anos sem comer fora!!!

O q eu acho é q: todo exagero tem efeito contrário! Imagino q, se eu ficar guardando dinheiro com tanta rigidez e privação, corro o risco de ter um surto e gastar tudo de uma vez, numa coisa q nem compense! Então, sou a favor de poupar (não é segredo por aqui q eu gosto de poupar), mas sem restrições extremas! Desde q e não esteja esbanjando dinheiro, eu me permito fazer algumas compras "por capricho" ou "só pra me deixar feliz" =)

E uma dica q vi no programa e vou guardar: toda vez q for comprar alguma coisa, vou me fazer três perguntas:

1- eu preciso comprar?
2- eu posso comprar?
3- tem q ser agora?

Achei perfeito pra controlar uns e outros impulsos consumistas q aparecem "de vez em qdo" =D


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário!